Festa Junina: o que pouca gente sabe sobre a festa
- Raíssa Carneiro
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 horas
A festa junina é uma celebração anual que acontece com festividades ao longos dos dias de junho e é esperada ansiosamente pelos fiéis que desfrutam de um calendário com uma programação muito agitada e especial.

Mas antes que a fase dos preparativos seja iniciada, é necessário passar pela fase da escolha das datas. Você sabe como funciona essa etapa ou já ouvir falar sobre ela? Fica tranquilo (a) que nós vamos explicar.
De modo prévio, para que a definição das datas se concretize, é realizada uma reunião entre diáconos e párocos de uma mesma região para definir quando ocorrerá a festa em cada paróquia. A data é válida para toda a igreja e as paróquias podem seguir essa data como base para iniciar os preparativos e a divulgação, mas como uma maneira mais empática entre párocos, muitas vezes é preferível que as paróquias próximas não realizem a festa no mesmo dia.
A disputa é saudável e a preferência entre os sacerdotes é sempre pela data mais próxima às datas disponibilizadas pela igreja, isso porque leva em consideração férias escolares (quando muitas famílias decidem viajar) e a queda do salário na conta. Essas considerações podem beneficiar igrejas com maior necessidade de conseguir ganho para manutenções e reformas a serem feitas nas paróquias.
O pároco Gustavo Xavier, 46, conta um pouco sobre como é feita a escolha “As escolhas acontecem geralmente selecionando uma paróquia mais bem preparada para receber o evento mais cedo, ou até mesmo baseado na que está mais necessitada da ajuda dos fiéis“.
O padre diz ainda “Todo mundo quer o quanto antes, para evitar que os fiéis gastem longe das nossas barraquinhas (risos), mas entendemos que as datas beneficiam quem precisa mais naquele momento e tudo bem. Ganhamos mais tempo e mais lugares para aproveitar.”

Embora receba o nome de “junina”, a celebrações acontecem de junho a agosto e são realizadas tradicionalmente pela igreja, os arraiás acontecem também como forma de celebrar o nascimento de quatro santos conhecidos pelos católicos, Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Durante os eventos, é possível aproveitar de barraquinhas com comidas típicas, quadrilha é até jogos que promovam a interação entre a comunidade.
A Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada em Samambaia Norte, é um dos exemplos de folia fora da data tradicional, a igreja tem uma tradição de realizar o arraiá em agosto e conta com uma maneira pra lá de diferente para entreter os fiéis. Todos os anos acontece leilões no mínimo diferentes para atrair o público e também como forma de ajudar nas reformas necessárias da igreja.
Nos leilões é possível comprar perfumes, utensílios domésticos e até animais (vivos e mortos). No último ano, a igreja leiloou um casal de patos que conquistou todos os presentes, mas não foi só isso, o leilão contou com a participação de um frango assado no capricho.
E você? Já sabe onde desfrutar dessa festa maravilhosa?
Leia mais...
תגובות