top of page

Festival de Luzes Coreana: Um símbolo de esperança e resistência

  • Foto do escritor: Gabrielle Guedes
    Gabrielle Guedes
  • 26 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de abr.

Após o sucesso da tradição das “Luzes da Coreia: Festival de Luzes Coreana” no Museu de Arte Contemporânea em Niterói, a exposição chegou em Brasília dia 24 de Janeiro, permanecendo até a última quinta-feira (24) no segundo piso do Pátio Brasil. 


A exposição lanternas coreanas reuniu mais de mil lanternas e ofereceu ao público uma experiência imersiva logo na entrada, com túneis iluminados por lanternas de seda vindas diretamente de Jinju, cidade sul-coreana que desde 2003 abriga um dos festivais culturais mais emblemáticos do país. Ao final do túnel, uma instalação em 3D representando a lua, além de fotos, vídeos e outras obras que retratam a cidade e seu tradicional festival, trazendo uma experiência mais imersiva ao visitante.

Vídeo produzido por Michael Rakinen

O evento também disponibilizou trajes tradicionais coreano - os Hanbok - para o público experimentar e conhecer um pouco mais da Coreia do Sul. Promovida pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, ainda contou com a presença especial de Hamo, uma lontra de três metros de altura que é o mascote oficial de Jinju.


As Luzes da Coreia vista como um símbolo de resistência e esperança, possui origens desde  a Guerra Imjin (1592-1598). As lanternas, inicialmente, eram usadas como tática de guerra e meio de comunicação. Na batalha, cerca de 3.800 soldados coreanos enfrentaram 20 mil soldados japoneses. Foram usadas para impedir que os japoneses cruzassem o rio durante uma noite escura. E também eram através delas que os soldados se comunicavam com seus familiares.

Foto tirada por Telmo Ximenes
Foto tirada por Telmo Ximenes

O Patio Brasil Shopping ativo desde de 1997, é hoje um dos principais shoppings do Distrito Federal.  Localizado ao lado do Setor Hoteleiro Sul. É o único shopping com cinema na área central de Brasília e o pioneiro com atrações voltadas para às famílias. Hoje também se encerra a exposição fotográfica "Brasília 65 anos, Cores e Traços", de Fabiano Neves e Paulo Fernandes, no segundo piso, entrada gratuita. 


Veja mais...


Restaurant Week
Restaurant Week: Edição Comemorativa do Aniversário de Brasília


Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

2025 conexão meia um

bottom of page