E aí? Você já conhece o nosso time de futebol americano, os Wizards?
- Gabrielle Guedes
- 5 de mai.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Apesar da baixa visibilidade do esporte em Brasília, os Brasília Wizards atuam oficialmente há sete anos. No momento, estão se preparando para o próximo torneio de Futebol Americano de Contato organizado pela CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), agora em Junho.
Também conhecidos como o time do Guará e da Universidade de Brasília (UnB), se reúnem todo sábado para a preparação dos jogadores. São abertos a quem quiser participar. Com a proximidade dos jogos nacionais, eles realizam anualmente o “Troféu Arthur Mariano de Flag Football”, para animar os jogadores e trazer mais o sentimento de competitividade saudável e momentos para criarem laços. O último encontro aconteceu ontem em um espaço doado pelo administrador do Guará, Artur Nogueira, padrinho oficial dos Wizards.
A jornada dos Bruxões

Os Wizards (feiticeiros em inglês), começou com uma brincadeira entre amigos em um quarto enquanto jogavam videogame. Todos com experiência anterior com Futebol Americano. A ideia do nome e das cores (roxo e amarelo) vieram de maneira espontânea inspiradas nos Los Angeles Lakers (time de basquete norte-americano).
Em 2017, teve sua primeira competição oficial de flag football o Campeonato Brasileiro da Flag Football 5X5 e com uma competição interna na Universidade de Brasília, chamou muita atenção e reconhecimento como um time organizado e entusiasmado, atraindo novos jogadores e abrindo portas para a formação de time com a modalidade de Futebol americano de contato (Full Pad) no ano seguinte.
Rapidamente tornou-se referência no esporte no Distrito Federal e oficialmente em 2018 consagrou-se como time representante da UnB com estatuto registrado e presença ativa no campus.
Com a transição do time masculino em 2017 para futebol americano com equipamento e contato, o feminino também ia pelo mesmo caminho com treinos regulares durante dois anos, contudo com uma equipe de 15 pessoas não foi o suficiente para a estreia em jogos completos.
Mas a visibilidade e reconhecimento adquirida após esse novo status, tornou-se necessário uma comissão técnica, que sofreu alterações durante os anos com a saída e afastamento de alguns da equipe.
Marcus Vinícius Alves Ramos, 33, analista de dados, conhecido mais pelo time como Mavir e um dos fundadores, afastou-se da função de coordenador defensivo temporariamente em 2023 e ocupando novamente o cargo em 2024, após a saída de Arthur Mariano. Hoje está nos Wizards como Head Coach (treinador).
Equipe unida é equipe em todos os jogos
Karla Gracielle Peres, 43 anos, presidente dos Wizards e Psicóloga, conta um pouco sobre a interação do grupo. E como são como uma família, sempre se apoiando.
"Nós falamos que a gente não é um time, é uma família, que assim, a gente é realmente uma família aqui, sabe. Todo mundo se ajudando. Precisa conversar com alguém... [...] Os próprios meninos se juntam também para jogar videogame."
Com a paralisação das atividades em 2020 com a pandemia do COVID-19, para manter sua equipe unida criou um projeto dedicado aos esportes eletrônicos (esports), que trouxe resultados muito positivos em campeonatos amadores e semiprofissionais. A volta ao campo dos Bruxões veio com tudo já participando da CBFA nessa nova etapa do time. O projeto também trouxe novos jogadores. O eSports não está ativo mais, contudo está nos objetivos da equipe reativar o projeto.
Wizards Bowl e o Troféu Arthur Mariano de Flag Football

O respeito, a união e a irmandade são os princípios para ser uma Brasília Wizards. Como uma das tradições anuais, o Wizards Bowl existe desde 2018. Nele todos os jogadores são divididos em duas facções: Time roxo e amarelo.
E o campeonato não se restringe apenas ao Full Pad, além das duas modalidades tradicionais, a competição vai de Futebol de Campo, Queimada e Basquete a partidas fora do campo com League of Legends e jogos de tabuleiro.
O Troféu Arthur Mariano, os Wizards são divididos em diversas equipes que disputam entre si pelo prêmio. Em homenagem a Arthur Mariano, esse torneio homenageia seu legado no time e uma oportunidade única para os jogadores mostrarem seu talento e treinamento do ano de maneira descontraída e amigável.
O torneio acontecerá no próximo final de semana no sábado (10), com 62 participantes. Uma alternativa de aliviar os nervos, antes da pressão e preparação para os jogos de Junho.
Quais as expectativas do time para o Campeonato Nacional?
A seletiva masculina do Brasília Wizards teve início dia 01 de Fevereiro deste ano e teve o anúncio dos novos integrantes no mês passado. O objetivo é vencer, mas momentos de interação como os torneio internos, ajudam a selecionar os jogadores para o campeonato e trazer melhores resultados dos atletas.
“Lidar com um grupo de 60 pessoas não é fácil. É muita gente. [..] O campeonato de Flag que vamos disputar semana que vem. [...] É uma brincadeirazona. Fazer resenha, tocando música, todo mundo se divertindo para quebrar.” , completou “A gente já teve ano que já fomos pro campeonato direto sem fazer essa pausa, sem fazer essa interação, e o resultado não é bom.”
Matheus Caio Chagas Leal, Defense Tackle do time e servidor público, 27 anos, é um dos novos recruta. Ele já conhecia o esporte aqui no Distrito Federal desde 2023, através de sua esposa, e era um esporte de contato e de impacto. Tanto pelo seu tipo de corpo e de não ter a necessidade de sempre se segurar para não machucar o outro durante a disputa.
“É um tipo de esporte que fala muito pro meu tipo físico, com aquilo que eu gosto. [...] É um time bem completo, temos várias subdivisões. Tem sido uma experiência muito boa de não precisar me conter, de não ser o maior do grupo, que é uma coisa bem nova para mim também. [..] Ter esse espírito de time.”
Matheus está animado em melhorar tanto suas partes positivas e negativas e tentando acompanhar e aprender o quanto puder para fazer um bom trabalho com o time.
Brasília Wizards ainda é aberto ao público quem quiser participar ou se interessou, podem entrar em contato pelo Instagram oficial @brasiliawizards e pela página do facebook: Brasília Wizards. Para quem não gosta de malhar na academia ou quem queira algo novo para experimentar, por que não fazer um esporte divertido ao ar livre? E você gostou de saber mais sobre o futebol americano aqui em Brasília? Se gostou, curta, compartilhe e siga para mais.
Eles possuem também um PodCast no YouTube no Canal Mavir e conteúdo exclusivo do time. Acesse pelo link o Primeiro Episódio: Wizards Cast Episódio 1, a criação.
Aproveite e ouça o hino oficial dos Wizards.
Leia mais...
Comments